domingo, 14 de setembro de 2014

O compromisso que não se tinha

Segunda-feira, aquele dia chato de voltar à rotina. Deu a hora do almoço e lá fui eu pra minha sessão de terapia sagrada de toda semana. Desabafo vai, desabafo vem e entramos num assunto sobre comprometimento. Ah, fácil! Esse é praticamente meu nome! Se eu assumo uma responsabilidade com algo ou alguém não vou decepcionar! “E quando são coisas pra você, Renata? Esse compromisso todo é refletido?”, questionou a psicóloga. Um minuto de silêncio depois veio a reflexão. Espera aí, doo todo meu tempo à empresa, mas estou sempre cansada para sair? Passo horas de almoço trabalhando, mas sempre reclamo que não tenho tempo para fazer minhas unhas? Tenho preguiça de passar meus cremes noturnos, mas abro meu laptop quando chego em casa e fico trabalhando até altas horas? O problema é falta de energia? Definitivamente não! O problema é foco de energia. Falta cuidado, carinho, dedicação de mim, comigo. Falta COMPROMISSO meu, comigo. Falo tanto de amor próprio e nunca percebi que estava em falta por aqui. Nossa, parecia que alguém tinha estalado os dedos e me acordado de um estado hipnótico. Percebi que passei minha vida toda tentando atender às expectativas dos outros, mas as minhas, na verdade, eu nem conheço direito.

Saí do consultório com a cabeça acelerada, lembrando de várias situações que coloquei o outro antes de mim, das mil vezes que me deixei de lado e me anulei. Como despertar em alguém a vontade de se comprometer comigo se nem eu mesmo fazia isso? Falo principalmente das coisas do coração, mas não exclusivamente, se estendendo também pra amigos, trabalho e família. Tratei de marcar horário com a manicure, tirar do fundo do armário todos os produtos de beleza que usei no máximo duas vezes e encalharam (alguns até venceram) e estabeleci a meta de passar pelo menos o quarteto maravilha base-rímel-batom-blush para sair de casa. Vou falar mais “não” e colocar mais o meu modo de pensar. Não vou mais me contentar com migalhas e vou atrás do que eu mereço e não do que “é isso que tem pra hoje”. É incrível como esse despertar renovou minhas energias e minha forma de pensar. Até o “enjoy yourself” que me professor de inglês fala ao fim de cada aula faz mais sentido pra mim!

Hoje eu estou em um relacionamento sério comigo. Disse o “sim, eu aceito” e prometi ser fiel, me amar e, principalmente, me respeitar, hoje e em todos os dias da minha vida. E assim começa o meu felizes para sempre. 

[Imagem: Reprodução]

Nenhum comentário:

Postar um comentário